quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

11 ANOS DE RETRABALHO

Hoje fazem 11 anos que eu comecei no trabalho antigo. De presente, ganhei uma atualização em um desenho que eu já tinha usado, então lá vou eu, limpar as bases, corrigir os blocos nas cores erradas, apagar textos que não são necessários e deixar textos importantes.... trabalho de formiguinha.

Como as escolas técnicas sumiram e você pode fazer arquitetura ou engenharia civil em qualquer fundo de quintal, sobrou para os formados em cursos superiores, principalmente aqueles sem "paitrocínio", o trabalho sujo. Não tem gente capacitada para trabalhar na produção e há um grande desrespeito por parte dos gigantes ultra poderosos por projetistas. Eu poderia dizer que projetistas são tratados como os operários da obra. De jeito nenhum desmerecer os operários da obra, eu que não queria estar no lugar deles comendo poeira o dia inteiro, sem falar nos riscos de acidentes. Mas eu ralei bastante para conseguir a porcaria do diploma universitário e gostaria de ser tratada melhor que sou tratada agora. Não pelos meus chefes diretos, mas pelos gigantes que não se importam em gerar retrabalho, já que o projeto é tão barato para eles.

Tão barato para eles e tão caro para quem contrata o projetista. Posso dizer que minha remuneração é ótima (principalmente morando numa cidade pequena onde os salários são tão baixos...). Isso causa um grande stress psicológico, porque como eu vou deixar isso para fazer craft (aquilo que me dá prazer), se eu posso ganhar muito mais dinheiro, fazendo projeto (aquilo que me faz infeliz).

Ainda quero acreditar que isso é uma fase e quero continuar investindo naquilo que me dá prazer, mesmo que eu tenha que trabalhar (com prazer) muito mais e me divertir (?) muito menos.

E não é que a idéia do Lado B até que está fazendo sucesso.... Não vou divulgar este blog, pois como eu disse lá no começo, é o espaço negro da minha vida e ninguém é obrigado a participar disso, mas acho que todo mundo se sente mais tranquilo quando vê que aquela pessoa não é tão cor de rosa assim....
E o pior é que está tão difícil atualizar o Coisas que eu acabei escrevendo de novo aqui. Vou me esforçar para não deixar o Coisas às moscas, até porque, ele abre as portas para o trabalho que me faz feliz.

Um comentário:

Lêda Maria disse...

É tão bom trabalhar no que se gosta.
Adorei o espaço.